2ª a 6ª 9h00 - 20h00 | sáb 9h30 - 14h30
mulher a sorrir depois de uma cirurgia dentária
31
Março

13 INDICAÇÕES PÓS-CIRURGIA DENTÁRIA QUE QUALQUER PESSOA PRECISA DE SABER

Quando realizamos uma cirurgia dentária, seja a colocação de Implantes Dentários, a realização de aumentos gengivais ou ósseos, a remoção dos dentes do siso e extracções de outros dentes, é de extrema importância seguir algumas recomendações específicas, de forma a que tudo corra ainda melhor do que espera.

Assim, estes são os conselhos que habitualmente dou aos meus pacientes após uma cirurgia dentária:

1.  No dia da cirurgia deve apenas ingerir alimentos frios e líquidos (ex: sumos, iogurtes, batidos, gelados, gelatina). A partir do dia seguinte, começa gradualmente a retomar a sua alimentação normal, privilegiando alimentos frios (ou no máximo à temperatura ambiente) e moles, pois os quentes e a acção da mastigação aumentam a dor e inflamação.

2.  É normal poder ficar com a cara um pouco inchada, que pode inclusivamente aumentar no 2º e 3º dia após cirurgia. Pode também surgir alguma nódoa negra junto à zona intervencionada. Neste caso, a aplicação tópica na pele de Traumeel pomada ou Arnica em stick, ajuda a uma redução mais rápida destes sintomas.

3.  É importante efectuar regularmente aplicações de gelo nos primeiros 2-3 dias. Deve aplicar o gelo (revestido por uma toalha fina), na face durante cerca de 10-15 minutos, descansando 30 minutos de cada vez.

4.  Pode ocorrer ligeira hemorragia pós-operatória. Se for pontual e em pouca quantidade, não deve dar importância.

5.  Evite cuspir. Deve engolir a saliva e/ou sangue que possa sentir na boca, caso contrário, pode agravar o sangramento.

6.  Não deve realizar bochechos durante 1 semana, no mínimo, pois pode perturbar a cicatrização. Se precisar de lavar a boca, ao lavar os dentes por exemplo, deve fazê-lo de forma muito suave.

7.  Após as primeiras 48H, deve lavar suavemente a zona intervencionada com uma solução salina morna (copo de água + colher de chá de sal), pelo menos 3x por dia.

8.  Procure dormir com a cabeça um pouco mais elevada que o normal, evitando apoiar-se sobre a zona intervencionada.

9.  Evite a exposição solar e não realize exercício físico ou esforços de grande intensidade durante 1 semana.

lavar os dentes

10.  Deve lavar os dentes normalmente, excepto na zona da cirurgia, onde não deve tocar na gengiva até instrução em contrário.

11.  Muito importante ainda, deve evitar ou minimizar o consumo de tabaco e álcool durante 1 semana, pelo menos.

12.  Siga de forma rigorosa a toma da medicação que lhe foi prescrita, mesmo que se esteja a sentir óptimo.

13.   Se ocorrer algo inesperado, algo que ache estranho, ou se tiver alguma dúvida, entre em contacto connosco assim que possível. É preferível dizer algo e não ser nada que seja de valorizar, do que estar a passar-se alguma coisa importante e que precisemos de intervir e não alertar para essa ocorrência.

Já sabe que estamos aqui para o apoiar naquilo que precisar, se tiver alguma questão, não hesite em entrar em contacto com a Clínica para o 966012055 ou 214407267.

Marcar consulta