2ª a 6ª 9h00 - 20h00 | sáb 9h30 - 14h30
28
Junho

3 erros a evitar na limpeza da sua prótese dentária

As próteses dentárias ou dentaduras postiças, como são também conhecidas, têm um papel fundamental na vida da pessoa que a utiliza, visto que permite que mastigue, degluta, fale e tenha o aspeto do seu sorriso melhorado.

As próteses dentárias são capazes de muito, considerando que são estruturas fabricadas com resinas ou acrílico que servem para substituir os dentes perdidos. Por isso, é sumamente importante que se sinta confortável com ela.

Primeiro, deve passar por um período de adaptação, se é que ainda não o passou, durante o qual o dentista realiza uma série de ajustes até que a dentadura se adapte à sua boca.

Se sente irritação ou se a dentadura se move e causa pequenas feridas dentro da boca, isso significa que não está corretamente ajustada. Além disso, se não for limpa de maneira adequada, pode produzir épulis dentária e os restos dos alimentos tendem a acumular-se.

Para evitar o desconforto, a acumulação de bactérias, a má alimentação ou outros problemas como a gengivite ou a periodontite, tome nota dos seguintes 3 erros que certamente está a cometer ao limpar a sua prótese dentária e que deverá evitar.

1. Submergir a dentadura postiça em lixívia

Se o fez, a partir de agora pare de o fazer, porque substâncias como o cloro são abrasivas e danificam a prótese e a gengiva.

É melhor deixar a sua prótese num copo de água durante a noite logo de escova-la com uma escova media e pasta de dentes habitual. Também pode utilizar pastilhas de limpeza que são vendidas para esse propósito. Isto vai permitir eliminar o tártaro e a acumulação de alimentos.

Tenha sempre atenção à parte da gengiva e por baixo da base rosada, é importante realizar uma limpeza adequada que irá ajudar a que a prótese dure mais e a que mantenha a sua atrativa cor.

2. Deixar que os ganchos toquem nas gengivas

Estes ganchos devem estar afixados nos dentes e não nas gengivas. Lembre-se que para apertar a prótese estes foram aplicados nos dentes, de forma a que não se façam feridas e se criem problemas mais delicados.

Excepto se lava a sua prótese uma vez por dia, porque está a deteriorar os ganchos. Cuidado com os alimentos, lave a sua prótese depois de cada refeição e não apenas uma vez por dia, pois é possível que existam o contacto entre bactérias e as gengivas de cada vez que come.

limpeza da sua prótese dentária

3. Nunca tirá-la

É um erro nunca tirar a prótese dentária. A gengiva precisa de descanso, pelo que o ideal é remover a prótese durante a noite ou em vários momentos do dia, para que o tecido repouse e não se formem úlceras ou acumulação excessiva de bactérias na boca.

 Outros produtos com os quais deve ter cuidado

A prótese pode ser limpa com produtos o pastas especiais criadas para este fim, mas nunca com detergentes ou produtos ácidos. Também deve evitar esfregar a prótese com produtos para limpeza que tenham uma textura granulada, como o bicarbonato ou a água oxigenada.

A ideia é manter a sua prótese tão limpa como no dia em que a estreou. Se procura por produtos mais confiáveis, utilize adesivos de limpeza especiais para as dentaduras postiças.

Aplicam-se com facilidade e ajudam a fixar a prótese ou a dentadura postiça no seu sítio. São uma solução rápida e invisível que, além disso, evita que as partículas de comida fiquem presas entre as gengivas e a prótese.

Então, como limpar a prótese em casa?

O procedimento não tem de ser misterioso nem incluir o risco de expor a prótese a produtos nada recomendáveis. Deve ser fácil realizar a limpeza, quer esteja em casa, quer esteja fora.

–.Retire a prótese

Escove-a com uma escova especial para próteses dentárias, utilizando água fria e sabão neutro. Limpe bem todas as zonas, tanto na parte rosada como na metálica, caso exista.

Não se esqueça de a deixar durante a noite um copo de água fria e de não esfregar com nenhuma outra substância.

–.Seque a prótese

Depois, guarde-a na sua caixa. Se a guardar antes de secar, está a favorecer o crescimento de micro-organismos e fungos.

–.Escove os dentes

Faça-o com normalidade, independentemente do número de peças dentárias que tenha a sua prótese. Além disso, deve incorporar a sua rotina de limpeza como mais um passo que é vital. Obtenha as pastilhas de limpeza especiais para próteses dentárias e dissolva uma num copo de água a cada noite.

Há várias marcas que vendem este tipo de pastilhas, como a Corega, a Kin, a Lacer, entre outras.

Em função do tipo de pastilha que optar, verifique os detalhes do seu uso, já que algumas se devem dissolver durante umas horas e outras durante toda a noite.

Se a sua dentadura postiça está em boas condições, o ideal é que siga as recomendações dos especialistas para que evite a acumulação de bactérias ou para evitar outros problemas. Além disso, assim garante que durará muitos anos, quer do ponto de vista estético, quer funcional.

Outro ponto importante é não deixar que falte a revisão anual com o seu médico dentista, para garantir a óptima manutenção da prótese e para avaliar as possíveis lesões orais, assim como a saúde oral no geral.

Fonte: clinicaferrusbratos.com, kukident.es, directorioodontologico.info

Marcar consulta