2ª a 6ª 9h00 - 20h00 | sáb 9h30 - 14h30
mulher a comer bolacha
05
Fevereiro

Dá por si a comer para ajudar a passar o tempo livre? Isto pode afectar a sua saúde oral!

Nestes tempos que estamos mais em casa e em que as nossas rotinas habituais estão completamente alteradas, é muito frequente os miúdos, mas também os graúdos, entreterem-se a comer. Contudo, esta ação pode comprometer a nossa saúde oral.

Quando estamos ocupados e concentrados em algo, o nosso cérebro muitas vezes nem se lembra de nos dar ordem para comer, mas quando não temos nada para fazer ou pura e simplesmente estamos sentados à frente de uma TV, tablet ou computador a passar o tempo, parece que estamos sempre cheios de fome!

O acto de comermos com mais frequência e sem regras, frequentemente até alimentos açucarados, para além de ser terrível para o nosso físico e dos nossos filhos, pode também ter sérias consequência para a respectiva saúde oral!

saúde oral: menina a comer um donut em casa

Como forma de minimizar este problema, eu recomendo:

  • Evitar comer fora das refeições.
  • Se tiver fome e lhe apetecer um “snack”, preferir uma peça de fruta (por exemplo, maçã), um vegetal cru (por exemplo, cenoura) ou frutos secos, a bolachas ou bolos.
  • Lavar os dentes sempre após as refeições. Agora que estamos mais tempo em casa, não há desculpa para não o fazer.
  • Nunca ir dormir com os dentes sujos! Seja à noite ou quando fizer uma sesta durante a tarde.
  • Não confiar demasiado nos miúdos para lavarem os dentes sozinhos. Eles normalmente não o fazem correctamente. Se forem crianças pequenas devemos ser nós a lavar-lhes os dentes, se forem mais crescidos, devemos ajudá-los e monitorizar se o executam de forma eficaz.
  • Tal como os adultos, os adolescentes devem também utilizar o fio dentário pelo menos uma vez por dia.
Marcar consulta