2ª a 6ª 9h00 - 20h00 | sáb 9h30 - 14h30
Janeiro

É prejudicial para os seus dentes mascar pastilha elástica?

Pode ser. Mas mascar pastilha elástica também pode ter um efeito positivo. Intrigado(a)?…

As pastilhas elásticas com açúcar são sem dúvida nenhuma um perigo para a dentição. Esse aporte de açúcar, principalmente não associado a alimentos, é uma fonte preciosa de energia para as bactérias existentes na boca que provocam a cárie dentária. Com o auxílio desse “combustível”, essas bactérias formam ácidos que provocam a corrosão do esmalte dentário, iniciando assim a destruição dos dentes.

Concomitantemente, mascar pastilha elástica, com ou sem açúcar, principalmente por um tempo prolongado, pode ter efeitos nefastos a nível de restaurações existentes na boca, que podem aderir à pastilha e soltar-se dos dentes, podem quebrar ou lascar; a consistência elástica, meio borrachóide, da pastilha pode provocar movimentos anormais dos músculos da mastigação e dos maxilares, podendo originar fracturas dos dentes e até dores ou lesões nas articulações temporo-mandibulares e músculos da mastigação.

escova de dentes e pastilha elástica

Por outro lado, as pastilhas elásticas sem açúcar, podem contribuir para um hálito mais fresco e agradável e dentes e gengivas mais saudáveis, principalmente se as mastigarmos após uma refeição em que por algum motivo não tivemos possibilidade de realizar a nossa higiene oral.

O acto de mascar pastilha elástica ajuda na limpeza dos dentes e remoção de restos alimentares que possam ter ficado agarrados aos mesmos, ao mesmo tempo que estimula a produção de saliva que tem um efeito protector da nossa saúde oral. No entanto, é importante que não mastiguemos a pastilha elástica durante muito tempo, devido ao risco de efeitos nefastos que referi acima, o meu conselho é que o faça apenas durante cerca de 5 min ou até um máximo de 10 min, é mais do que suficiente para beneficiar dos seus efeitos positivos.